i

:D



FAQs - Perguntas Frequentes

Este espaço é para orientar as pessoas sobre algumas dúvidas que geram perguntas frequentes sobre as produções e assuntos relacionados em geral. Para que todos fiquem informados a respeito, estarei sempre usando esse FAQ (FAQ, do Inglês, que significa "frequent asked questions" = questões frequentemente perguntadas). Desse modo, todos terão acesso a questões repetitivas que envolvem meus trabalhos.


P – Você pode me enviar a tablatura dessa música?
R – Não transcrevo tablaturas para os covers, pois o tempo que disponho pra trabalhar em minhas produções me impossibilita de transcrever músicas. Só trabalho com tablaturas em produções especiais de vídeo-aulas.


P – Você tem a MP3 dessa música? Onde posso encontrar?
R – Grande parte das músicas que lancei estão disponíveis em álbuns nas melhores lojas virtuais. (veja as lojas disponíveis). Já as músicas da banda VGMasters são distribuídas gratuitamente para download até o momento em que as mesmas sejam lançadas em uma nova compilação, então fique ligado! Os links das músicas se encontram na descrição dos vídeos correspondentes.

Meus trabalhos solo passam por duas etapas. A primeira é a exclusiva para patrocinadores, onde acumulo as músicas para então entrar a segunda etapa, onde compilo um álbum e o lanço nas web stores para o público. Para ter acesso imediato às MP3 das músicas solo assim que acabam de ser lançadas, basta ser um patrocinador do plano de número 2 no Patreon:
http://www.patreon.com/BrunoGuitarDreamer

Você também pode ouvir minhas músicas solo e as músicas da VGMasters através do Spotify:
Spotify, GuitarDreamer - Link
Spotify, VGMasters - Link


P – Posso pedir um cover? Se sim, onde deixo o pedido?
R – Pedidos de músicas gratuitas serão atendidos apenas mediante a sorteios esporádicos, pois a lista é extensa e tenho muitas músicas na fila. Priorizo produções de escolha pessoal (podendo haver influência do público) e a setlist da VGMasters.

Através de um determinado patrocínio que disponibilizo, é possível até mesmo pedir um cover a cada mês, porém o preço não é baixo. É um preço abaixo do cobrado em produções no mercado, mas não é acessível para todos. Negociações podem ser feitas de forma externa, mas para isso, entre em contato comigo.


 Também toco um instrumento e gostaria de fazer uma parceria, um collab. Tem como?
 Para fazermos um collab, basta que você tenha uma atividade regular como VGMúsico e uma boa qualidade base em suas produções. Leia esse artigo: GuitarDreamer collab covers project
Se tudo o que foi abordado nesse artigo estiver acessível pra você, então poderemos conversar melhor depois. 

Temos o site VGMúsicos, onde reunimos produtores diversos de VGMusic. Temos também seu grupo correspondente, no Facebook. Através dessa comunidade você pode conhecer novos músicos e combinar várias jams.


P – Como você aprende a tocar seus covers?
R – Eu aprendo “de ouvido”. Escuto várias vezes a música original, tento executá–la na guitarra passo a passo, e com o uso da percepção, após um pouco de esforço vou descobrindo nota por nota. Depois decoro tudo pra gravar o vídeo em questão.


P – Como você consegue gravar tantos covers?
R – Eu tenho um pouco de facilidade pra tirar algumas músicas, então tiro e gravo na hora. Mas uma dica importante é ensaiar sempre, pois é fácil esquecê-las caso isso não aconteça. Muitas delas eu já não lembrava uma semana após gravar seu respectivo vídeo. [risos]


P – Qual é a câmera que você usa nas filmagens?
R – Isso varia, pois dependendo do vídeo que vou criar, a fonte pode ser o celular ou outras câmeras. Mas geralmente, na maioria dos vídeos atuais estou usando uma Logitech C920.


P – Qual é o seu equipamento de som?
R: GuitarDreamer, equipamento


P – Como você grava seus covers? Quais são os métodos?
R: Primeiro procuro por uma MIDI que seja fiel à música original, essa mesma MIDI eu avalio se tem algumas coisas que eu gostaria de alterar. Posso alterá–la ou não, acrescentar batidas, mudar algumas notas, acrescentar algum instrumento, alterar dinâmicas, criar automações, aplicar efeitos, etc. 

Faço todas as alterações numa DAW (Digital Audio Interface, um programa estação de trabalho para áudio). Se não tem uma MIDI fiel da qual possa adiantar meu trabalho, crio as músicas do zero. Isso é algo que acontece diversas vezes, então é bom ter um bom conhecimento em manipulação MIDI e composição.

Logo após todo o checkup da MIDI eu timbro ela com uns plugins VST (e também às vezes algumas SoundFonts) que tenho para que ela fique com um som de melhor qualidade, e gero um arquivo MP3 que eu uso como backtrack. Então eu toco e gravo a guitarra enquanto a backtrack está tocando, não me esquecendo de que o som que devo gravar é somente o da guitarra, os outros demais canais devem ficar bloqueados.

Enquanto faço a gravação da guitarra, deixo a câmera filmando tudo. Depois de terminar, eu reúno a gravação da guitarra e volto pra DAW pra acrescentar a linha no projeto e volto a trabalhar nos ajustes da mixagem. Depois de tudo pronto, com o vídeo de performance e música, vou para o editor de vídeo, onde muitos outros trabalhos são feitos, até que se tenha o produto final.


P – Onde encontro MIDIs para fazer meus próprios backtracks para covers?
R – Esse site possui várias MIDIs bem legais: www.vgmusic.com. Para MIDIs de músicas de Master System eu recomendo o site do Johnnyz (na minha opinião, o melhor arranjador de MIDIs de SMS) http://johnnyz.smspower.org/master.html


P – Como você bota aqueles vídeos e figuras rolando no fundo da tela?
R – Uso um plugin do Sony Vegas chamado “Sony Chroma Keyer”, explicar como ele funciona é complexo, então o melhor seria pesquisar sobre o assunto. Procure sobre “Chroma Key” na internet pra aprender mais sobre o conceito.

Existem vários tutoriais no YouTube sobre como usar o plugin “Sony Chroma Keyer” no Vegas, dêem uma olhada aqui: YouTube - pesquisa, palavras chave: "Chroma Keyer Tutorial"
Espero que isso ajude, boa sorte!



Quaisquer outras perguntas frequentes estarei adicionando futuramente nessa postagem. Valeu, galera, muito som pra todos!

GuitarDreamer