i

:D



- GuitarDreamer Collabs -
Relação de requisitos necessários

Nessa postagem deixo a relação de algumas prioridades básicas necessárias em relação aos instrumentistas que querem gravar trabalhos em collab. Porém antes, deixarei meu ponto de vista em relação ao projeto como um todo (se quiser ir direto aos requisitos, clique aqui).

Obs: Se você nunca viu nenhum trabalho meu e está perdido, leia o texto abaixo (e depois confira-os na prática: Trabalhos de GuitarDreamer no Nostalgic Sound)

_________________________________________________________________________________________


Como alguns que me seguem sabem, sou da cidade de Volta Redonda, interior do estado do Rio de Janeiro.

Desde pequeno, sempre curti música instrumental, e meu envolvimento com os games fez com que esse horizonte se expandisse pra esse tipo de música. Como sempre gostei de música, foi inevitável me interessar pelo aprendizado, porém o gosto por Videogame Music me fez seguir caminhos diferentes de outros instrumentistas comuns.

Foi então que surgiu o desejo de "transformar" diversos temas de games antigos em música "de verdade", ou seja, com instrumentos reais. A verdade é que não jogo mais videogame como quando era garoto, mas sou um OldSchool gamer. Amo jogos antigos e também curto alguns atuais, porém, meu maior interesse é pela MÚSICA deles. O fator principal se deve aos valores nostálgicos que nos trazem bons sentimentos e a vontade de retribuí-los em forma de arte.

Porém, esse é um gosto bem raro e a maioria dos músicos não se interessa em trabalhar com material dessa área, então como outros "Videogame Musicians" espalhados pelo Brasil, eu permaneci por muito tempo sem montar uma banda. Mas como estamos na era digital, mesmo sozinho pude dar início a uma série de trabalhos independentes, homenageando as trilhas que mais curto e cada vez aprendendo um pouco mais sobre edição de áudio e vídeo.

Hoje, realizo, tanto trabalhos solo quanto com a banda VGMasters, porém, apesar de fazer parte de um grupo, ainda participo de collabs. Um projeto que acabei criando para trabalhos em equipe é o Free Play. Desde sua criação ele tem trazido ótimos resultados colaborativos e resultado em diversas músicas de qualidade.

Músicos com experiência em gravação e que querem gravar jams independentes, podem entrar em contato que podemos agendar collabs. Resumindo: Pra quem não me conhece, sou Bruno Castro. Guitarrista, sonhador, retrogamer e faço covers de games antigos e trilhas sonoras na guitarra.

Você toca algum instrumento que não seja guitarra elétrica? Talvez você toque violão... bateria... teclado... baixo... Ou quem sabe até um violino, gaita ou flauta, etc. Ou talvez você seja uma pessoa com o dom na afinação vocal. Vamos trabalhar em um collab? Então continue a leitura, eis algumas considerações que na realidade são necessidades básicas para o desenvolvimento dos trabalhos:

_________________________________________________________________________________________


REQUISITOS:

1 - Tem que saber tocar bem. Saber se virar, pelo menos no básico.
Não sou músico profissional, mas preciso de músicos intermediários pra poder fazer os trabalhos sem dificuldades de comunicação. Pessoas que tenham noção de como acompanhar uma música simples, sem se complicar teórica ou tecnicamente.


2 - Ter seu próprio equipamento, saber operar nele, ligá-lo no PC e ter o conhecimento mínimo de gravação de som (apenas gravação, não edição).
Preciso de músicos materialmente resolvidos, e que também saibam ao menos fazer uma gravação de boa qualidade no computador. Não é preciso ter conhecimento de edição, apenas saber gravar o som do seu instrumento plugado diretamente, ou seja, SEM som ambiente.

Ter seu próprio equipamento é indispensável, seja pedaleira, amplificador, bateria própria com microfones próprios (ou bateria eletrônica plugada no PC). Se for vocalista, é preciso um bom microfone disponível, se for tecladista, deve ter os devidos cabos pra gravação direta no PC (ou até mesmo interface MIDI, pra tecladistas que usam recursos mais avançados), etc.

E... IMPORTANTÍSSIMO:
E que também disponham de uma boa câmera digital, pra depois de passar pelos testes já podermos fazer alguns trabalhos em vídeo.


3 - Liberdade em seu ambiente.
Têm que ser pessoas desimpedidas, que tenham liberdade de ir e vir, portanto trabalho apenas com pessoas de 18 anos pra cima, cujos pais não interfiram, não atrapalhem suas atividades. E que tenham alguma disponibilidade de tempo, não é sensato trabalhar com pessoas presas, atarefadas demais.


4 - Compromisso.
Não um compromisso constante, mas sim nos momentos das gravações em que for combinado mutuamente. Funciona da seguinte forma: Nossos compromissos são assumidos por música, ou seja, se você participou de um projeto e o concluiu, está totalmente livre e só fará um próximo quando combinarmos novamente.


- CONCLUSÃO -

Meus trabalhos já estão sendo feitos há anos, porém trabalhei durante muito tempo sozinho, justamente por não ter encontrado pessoas com o mesmo ideal que eu. Não jogo muito vídeogame, mas AMO VGMusic, principalmente a retrô, então levo isto um pouco a sério.

Talvez tantas exigências tenham lhe desanimado. Infelizmente não era o que eu queria, mas é preciso definir as coisas com transparência, pra prevenir futuros contratempos.

Se tudo estiver certo e quiser gravar um collab, entre em contato comigo. Um abraço!

GuitarDreamer